Cuidados e Conservação

CUIDADOS E CONSERVAÇÃO

Siga, com especial atenção, alguns cuidados que recomendamos, a sua Semi Joia terá maior durabilidade e manterá sua aparência por mais tempo.

 

PRINCIPAIS CUIDADOS A SEREM TOMADOS

• Evite utilizar sua peça na praia, pois o contato com a água salgada e areia, certamente, irão danificá-la, a água salgada tem alto poder oxidante, causando o escurecimento da peça;

• É aconselhável que você a retire quando for tomar banho de chuveiro ou piscina, a fim de evitar o contato com produtos de limpeza, higiene pessoal e produtos químicos que, em geral, podem prejudicá-la;

• Passe perfume e use spray de cabelo antes de colocá-la, esperando alguns minutos para que evapore o excesso.

• Alguns serviços domésticos também podem comprometê-la. Ao fazer serviços que utilizam produtos químicos e de limpeza evite usá-la;

• Cuidado ao usar o termômetro. O mercúrio é corrosivo e, dependendo da área de contato, a recuperação torna-se impossível;

• Guarde suas peças separadas uma das outras para que não risquem.

 

LIMPEZA

Ouro e Ródio

Em peças banhadas a ouro ou ródio a maior parte das sujeiras sai com água, sabão neutro e uma escovinha delicada, com a qual você deverá tomar cuidado para não riscar o metal. Depois de limpa basta passar uma flanela para dar de volta o brilho à peça.

Prata

É importante ter cuidado na hora de fazer a limpeza das peças em prata, o material é delicado e o uso de um produto inadequado pode comprometer a sua aparência. Contato com peles de alto teor de acidez poderá escurecê-las com mais facilidade. Você deve usar uma flanela especial, própria para esta finalidade e que pode ser encontrada à venda no mercado, ou enviar a um profissional especializado.

Pérola

Pérolas são facilmente atacadas e danificadas por ácidos, solventes, vinagres, molhos, perfumes e spray de cabelo. Depois do uso, devem ser limpas com pano úmido e imediatamente secas. Não as mantenha mergulhadas em água, isto danificará o fio da amarração e poderá escurecê-las. Para que sejam protegidas de poeiras devem ser guardadas separadas em saquinhos de pano ou caixas de papelão, nunca em plásticos. Use-as com freqüência, isto manterá o viço e o brilho das mesmas.

Pedras

AMETISTA / CITRINO / TOPÁZIO - Calor intenso pode tornar as gemas incolores. Choques térmicos podem causar fraturas. Contatar profissional para a limpeza.

DIAMANTES – Geralmente podem ser submetidos a fervuras. Como são gemas de alto valor, aconselhamos limpeza em locais profissionais, que aconselharão o melhor modo de fazê-lo, de acordo com as características da sua gema.

ESMERALDA – Como a esmeralda é uma pedra que na grande maioria das vezes apresenta micro fraturas naturais internas, elas devem ser limpas apenas com um pincel macio e solução de água com sabão neutro.

PERIDOTO - Contatar profissional para a limpeza desta pedra. Choque término ou calor aplicado de maneira não homogênea podem causar fraturas ou quebra da gema.

RUBI E SAFIRA – Geralmente podem ser submetidas a fervuras e ultra-som. Sendo gemas de alto valor, é aconselhável todo o cuidado na utilização dos processos de limpeza.

ZIRCÔNIA DE TODAS AS CORES – São facilmente desgastadas pela abrasão. O calor pode alterar a cor da gema tratada e reverter à cor natural quando expostas à luz. Choques térmicos podem causar fraturas. Contatar um profissional para a limpeza é aconselhável.

Atenção: Se você for ferver a sua peça deve usar sabão neutro, por 15 minutos, tomando o cuidado de não encostá-la em nenhuma parte do utensílio que estiver usando. Dica: Coloque-a em uma peneira resistente a alta temperatura.